Eu sou a rainha do atalho de panificação, pois apesar do meu amor profundo e poderoso por todas as coisas doces, sou impaciente e gosto muito da gratificação instantânea. Eu gosto de receitas com listas curtas de ingredientes e instruções que não requerem nenhum equipamento pesado (batedeira, estou olhando para você) e podem ser montadas usando apenas uma ou duas tigelas.



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Portanto, embora eu goste da textura alcançada misturando manteiga e açúcar em uma batedeira para um bolo amarelo fofo ou um biscoito de açúcar mastigável, o que eu realmente aprecio é um produto assado que pede óleo em vez de manteiga.

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Apenas uma tigela para lavar: como simplificar seu cozimento e limpeza

Cozinhar com óleo não só requer menos trabalho e resulta em menos pratos sujos do que a manteiga, mas também produz produtos assados ​​macios e úmidos que melhoram com o tempo e apresentam uma vida útil impressionantemente longa. Por isso, não só busco receitas de panificação que precisem de óleo, mas também quando desenvolvo essas receitas, o que faço para viver, tento criar aquelas à base de óleo.

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Abaixo está uma análise de alguns dos atributos impressionantes de um produto assado à base de óleo, bem como dicas para substituir a manteiga por óleo em suas receitas de panificação favoritas.

Por que você deve assar com óleo

Cozinhar com óleo é mais rápido e fácil do que assar com manteiga. Como o óleo não precisa ser derretido e depois resfriado, ou misturado com creme por 5 minutos até ficar fofo e, em vez disso, adicionado diretamente aos ingredientes úmidos da receita, a montagem é mais rápida e não há necessidade de sujar uma panela ou puxar a batedeira .

Cozinhar com óleo produz produtos de panificação úmidos e macios. Como o óleo é líquido em temperatura ambiente, ele produz produtos assados ​​excepcionalmente úmidos. A manteiga, por outro lado, é sólida à temperatura ambiente e, portanto, os produtos assados ​​feitos com ela são (indiscutivelmente) um pouco mais secos. Produtos de panificação que exigem óleo também são extremamente macios porque há menos oportunidade de desenvolver o glúten na farinha misturando-se excessivamente à massa. Misturar demais uma massa mais espessa, como manteiga com creme, é difícil de evitar e pode resultar em uma guloseima mais dura. Além disso, a manteiga contém água, o que também contribui para o desenvolvimento do glúten. O óleo, por outro lado, não tem água e é 100% gorduroso.

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Produtos de panificação feitos com óleo têm uma vida útil longa e, na verdade, envelhecem melhor. Um produto assado feito com manteiga normalmente começa a secar depois de um ou dois dias no balcão, enquanto o sabor e a textura daqueles feitos com óleo se intensificam com o tempo. Em suma, nada melhor do que uma sobremesa preparada com antecedência como um bom assado à base de óleo.

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Como substituir a manteiga por óleo

Substitua o óleo em qualquer uma de suas receitas de panificação que requeiram derretido manteiga. Sempre fico um pouco tonta quando vejo uma receita que pede manteiga derretida, como um bolo ou mesmo uns biscoitos, porque sei que posso substituir o óleo no lugar. Por serem ambas gorduras líquidas, não só a aplicação de óleo para a manteiga não afetará negativamente o produto assado, como também o melhorará (por todas as razões listadas acima). No entanto, se uma receita pede creme manteiga, você pode de fato ter problemas se substituí-la, pois a textura do produto assado provavelmente depende desse processo de cremosidade.

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Substitua 3/4 da manteiga derretida em uma receita com óleo. Como a manteiga tem cerca de 80 por cento de gordura e 20 por cento de água, e o óleo é 100 por cento de gordura, ao substituir o óleo por manteiga derretida em receitas de panificação, é uma boa ideia usar um pouco menos de óleo, cerca de 3/4 a 7/8 da quantidade de manteiga. Portanto, se uma receita pede 8 colheres de sopa de manteiga, você deve substituir por 6 ou 7 colheres de sopa de óleo. Alguns padeiros recomendam uma substituição um para um, mas, em minha experiência, um toque a menos é quase perfeito.

Como fazer um bolo gelado, a sobremesa sem assar mais legal (literalmente!)

Substitua a manteiga derretida em sua receita por nozes, sementes ou azeite de oliva para mais sabor. Adicionar óleos aromatizados a produtos assados ​​os torna mais saborosos de uma maneira que a manteiga só pode sonhar. Por exemplo, tente substituir o óleo de noz em um pão de banana que pede nozes e um azeite apimentado em uma receita de muffin que pede queijo e presunto. Usar um óleo aromatizado complementar melhora sutilmente os ingredientes já presentes, elevando-os.

Substituir manteiga por óleo ao assar contribui muito em todas as fases do jogo: da montagem ao sabor e textura ao prazo de validade. E, além disso, muitos consideram o óleo uma alternativa mais saudável à manteiga (embora eu reúna tudo com moderação) e é uma ótima escolha ao cozinhar para alguém com uma restrição alimentar que inclui manteiga.

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Portanto, experimente o óleo da próxima vez que encontrar manteiga derretida em uma receita. Você pode descobrir que a manteiga pode precisar apenas cuidar de suas costas ...

Popovers de azeite de oliva Cacio e Pepe

Popovers não são apenas um dos produtos assados ​​de aparência mais impressionante que você pode fazer, provocando oohs e ahhs todas as vezes, mas também são um dos mais fáceis. Uma simples massa de farinha, ovos, leite e, tradicionalmente, manteiga derretida é batida no liquidificador, colocada em uma panela quente e assada por cerca de 25 minutos. Os popovers crescem enquanto estão no forno quente, inflando na borda da panela e emergem com a parte externa crocante e a parte interna crocante.

Uma forma de popover é o mais alto dos popovers, mas se você não tiver uma, uma forma de muffin também funcionará. Certifique-se de trazer seus ovos e leite à temperatura ambiente antes de montar a massa, pois ingredientes frios impedirão o crescimento dramático dos popovers.

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Armazenar: Popovers são melhor comidos quentes, mas as sobras podem ser armazenadas em um recipiente hermético e reaquecidas em um forno pré-aquecido a 350 graus por cerca de 10 minutos.

NOTAS: Óleo de oliva ou vegetal vai funcionar nesta receita, mas um azeite perfumado e apimentado, como a marca Frantoia, adiciona um sabor maravilhoso.

Se estiver usando uma forma de muffin comum, encha as xícaras de 2/3 a 3/4 do tamanho e asse por 20 a 25 minutos, reduzindo a temperatura do forno para 350 graus após 15 minutos e verificando-as em 20.


Ingredientes

  • 4 ovos grandes, em temperatura ambiente
  • 1 1/3 xícara (315 mililitros) de leite integral, em temperatura ambiente
  • 1/4 xícara (60 mililitros) de azeite de oliva, além de mais para untar a panela (ver NOTA)
  • 1 1/3 xícaras (167 gramas) de farinha multiuso
  • 1 xícara (100 gramas) de queijo pecorino romano ralado na hora
  • 1 colher de chá de sal kosher
  • 3/4 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora
  • Spray de cozinha, para untar a panela (opcional)

Passo 1

Coloque uma assadeira para 6 xícaras em uma prateleira no meio do forno e pré-aqueça a 450 graus.


Passo 2

Na jarra do liquidificador, bata os ovos, o leite e o azeite e bata por 15 segundos para incorporar. Adicione a farinha, o queijo, o sal e a pimenta e bata por mais 15 segundos, raspando as laterais do liquidificador com uma espátula flexível, se necessário.

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etapa 3

Retire com cuidado a panela quente do forno e pincele com azeite ou borrife com spray de cozinha, se for usar. Despeje uniformemente a massa nas xícaras; cada um deve estar cerca de três quartos cheio (ver NOTA).

Asse por 15 minutos, depois reduza o fogo para 350 graus e asse por mais 10 a 15 minutos, ou até que os popovers cresçam consideravelmente e estejam dourados. Não abra o forno enquanto eles assam.


Passo 4

Retire do forno e espetar cada popover com uma faca para liberar o vapor. Remova os popovers da assadeira e transfira para uma gradinha. Eles devem escorregar facilmente, mas se não, passe a mesma faca nas pontas.

Popover é melhor comido minutos depois de retirado do forno, generosamente espalhado com manteiga amolecida e salgada.

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Informação nutricional

Por porção (1 popover), com base em 12

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Calorias: 157; Gordura total: 9 g; Gordura saturada: 4 g; Colesterol: 71 mg; Sódio: 309 mg; Carboidratos: 12 g; Fibra dietética: 1 g; Açúcar: 1 g; Proteína: 7 g

Esta análise é uma estimativa baseada nos ingredientes disponíveis e nesta preparação. Não deve substituir o conselho de um nutricionista ou nutricionista.


Da escritora de culinária Jessie Sheehan.

Testado por Ann Maloney; perguntas por e-mail para voraciously@washpost.com .

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