Principal Vorazmente Saganaki de queijo flamejante para fazer todos dizerem 'opa!'

Saganaki de queijo flamejante para fazer todos dizerem 'opa!'

Se você já pediu saganaki em um restaurante grego, provavelmente já gostou da encenação de uma lareira rápida ao lado da mesa e um coro alto de Opa! Comemorativo e divertido, saganaki refere-se a alguns tipos de pratos gregos que são incendiados, geralmente em uma panela de duas alças com o mesmo nome, incluindo uma com queijo.

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Nesta versão, fatias grossas de halloumi são dragadas em farinha e depois seladas rapidamente até que fiquem douradas e crocantes e um pouco derretidas. Em seguida, um pouco de ouzo é adicionado - Sambuca ou qualquer outro licor de alta resistência funciona tão bem - antes de o prato ser incendiado. O ouzo adiciona um toque de erva-doce ao prato, que é equilibrado com um toque de limão. Guarnecido com ervas frescas e servido com pão estaladiço, é um excelente aperitivo ou, com uma salada lateral, pode ser uma refeição completa.

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Não consegue encontrar halloumi? Procure outros queijos firmes e ligeiramente elásticos. Kasseri ou kefalotyri são duas opções populares, mas queso fresco, Manchego ou paneer também funcionam. Se você não tem glúten, pode usar farinha de arroz ou uma mistura de farinha sem glúten no lugar do multiuso. E se você não gosta do sabor de anis ou alcaçuz, use outra bebida alcoólica de alta qualidade, como grappa ou conhaque.

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Atear fogo a comida pode ser divertido, mas não é para quem tem coração fraco. Não use roupas largas e mantenha o cabelo comprido preso para trás. Nunca despeje álcool em um prato diretamente da garrafa, pois a chama pode viajar para dentro da garrafa; despeje a bebida em um copo refratário e depois na comida. Certifique-se de que haja alguns metros de espaço livre sobre a panela e tenha uma tampa à mão no caso de você precisar apagar rapidamente as chamas.

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O óleo neste prato vai queimar um pouco, mas são principalmente os vapores do álcool que pegam fogo, então, se você não quiser usar álcool, não poderá colocar fogo no prato. Tudo bem - o queijo vai ser um aperitivo tentador para uma pequena multidão com ou sem fogo.

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Ingredientes

  • 8 a 10 onças de halloumi, Kasseri, kefalotyri ou outro queijo firme e suave com alto ponto de fusão, como queso fresco, Manchego ou paneer
  • 1/4 xícara (32 gramas) de farinha multiuso
  • 2 colheres de sopa de óleo neutro, como canola
  • 1/4 de xícara (2 onças) de ouzo, ou outra bebida destilada clara e de sabor suave (opcional, mas você não conseguirá colocar o prato no fogo sem o álcool).
  • 1 limão médio, cortado em fatias, para servir
  • Raminhos de orégano ou salsa frescos para guarnecer
  • Pão crocante, pão sírio ou biscoitos, para servir

Passo 1

Em uma placa de corte, corte o queijo longitudinalmente, para que tenha entre 1/2 e 1 polegada de espessura. Pode ser em duas ou mais peças menores. Polvilhe a farinha uniformemente em um prato grande. Mergulhe o queijo na farinha, dragando até ficar levemente revestido por todos os lados; descarte qualquer farinha restante.

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Passo 2

Em uma frigideira saganaki, pequena frigideira de ferro fundido ou aço inoxidável em fogo alto, aqueça o óleo até que comece a brilhar. Usando pinças, deslize cuidadosamente o queijo coberto de farinha para dentro do óleo, longe de você. Frite até dourar e ficar crocante, cerca de 2 minutos. Usando uma pinça ou uma espátula, vire com cuidado e frite o outro lado até dourar e começar a derreter, mais 2 minutos. Retire do fogo.

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etapa 3

Para flambar: tenha uma tampa de panela à mão, caso precise tapar a frigideira para suprimir as chamas. Certifique-se de que não há nada pendurado sobre a panela e mantenha o rosto e o corpo à distância. Despeje o ouzo ou outro álcool em uma xícara pequena e despeje sobre o queijo. (Nunca despeje o álcool diretamente em uma panela quente tirada da garrafa.) Usando um isqueiro longo, coloque o álcool em chamas, sacudindo a panela suavemente para ajudar a dispersar a chama. Permita que as chamas se apaguem. Enfeite o queijo com o orégano ou raminhos de salsa e sirva quente, com rodelas de limão e pão.

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Informação nutricional

Calorias: 341; Gordura total: 25 g; Gordura saturada: 13 g; Colesterol: 50 mg; Sódio: 702 mg; Carboidratos: 6 g; Fibra dietética: 0 g; Açúcar: 0 g; Proteína: 15 g.

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Receita do redator da equipe G. Daniela Galarza.

Testado por G. Daniela Galarza; perguntas por e-mail para [email protected] .

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