Principal Comida O ceto é realmente melhor para perder peso? Um novo estudo examina mais de perto a dieta.

O ceto é realmente melhor para perder peso? Um novo estudo examina mais de perto a dieta.

Há muita competição para a questão mais controversa na perda de peso, mas eu teria que aceitar as dietas cetogênicas. Agora, um estudo sobre eles lança uma nova luz interessante - embora eu não tenha esperanças de kumbaya.

Primeiro, porém, uma breve visão geral da teoria das dietas cetogênicas. Quando você come carboidratos, seu corpo os processa com insulina, que leva a glicose do sangue para os depósitos de gordura, deixando você com fome. Se você não comer muitos carboidratos, seu corpo começará a funcionar com cetonas, que seu fígado fabrica a partir da gordura - menos fome, menos acúmulo de gordura. Ou essa é a teoria, de qualquer maneira.

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É importante ter em mente que nada, incluindo dietas cetônicas, pode derrotar a equação do balanço de calorias: para perder peso, você precisa queimar mais calorias do que absorve. Mas existem dois mecanismos pelos quais uma dieta cetônica pode ajudá-lo a fazer isso: ela pode deixá-lo saciado com menos calorias, então você ingere menos, e pode aumentar a taxa na qual seu corpo queima energia, fazendo com que você gaste mais.

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O ceto realmente faz essas coisas?

Vamos examinar o apetite primeiro, o que nos leva de volta àquilo novo estudo interessante . É do National Institutes of Health, Kevin Hall, o mesmo cientista que descobriu que as pessoas que comem alimentos ultraprocessados ​​comem 500 calorias a mais por dia do que as pessoas que comem alimentos integrais. Desta vez, ele comparou uma dieta cetônica a uma dieta baseada em vegetais com baixo teor de gordura e alto teor de carboidratos.

Se você tem uma certa idade, deve se lembrar que as dietas com baixo teor de gordura têm sua própria teoria, sobre a qual muito se ganhava nos anos 90. Como a gordura é densa em calorias - nove calorias por grama contra quatro para carboidratos e proteínas - as dietas ricas em gordura levam ao consumo excessivo. O estudo de Hall queria testar as teorias conflitantes, comparando as dietas frente a frente.

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Vinte indivíduos, pacientes internados em uma instalação do NIH para que todo o seu consumo pudesse ser monitorado, foram alimentados com a dieta cetônica ou com a dieta com baixo teor de gordura por duas semanas e, em seguida, trocaram para a outra. (Esses estudos são muito caros, por isso tendem a ser pequenos e curtos.)

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Qual dieta levou a menos consumo?

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O baixo teor de gordura. Por muito: quase 700 calorias por dia. Isso, apesar do fato de que os níveis de insulina na dieta com baixo teor de gordura estavam, Hall me disse, exorbitantes. O grupo de baixo teor de gordura também perdeu um pouco mais de gordura (apenas cerca de meio quilo, o que não é suficiente para ter significância estatística). O grupo cetônico perdeu mais massa livre de gordura, mas Hall destaca que um grande componente disso é a água, que você sempre perde ao cortar carboidratos.

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Mas espere! Este não é o último prego no caixão da saciedade cetônica. Hall fez questão de destacar o fato de que, com a dieta cetônica, o consumo caiu 300 calorias diárias na segunda semana, possivelmente por causa de um efeito de saciedade que começou. Teria diminuído mais se o estudo tivesse demorado mais? Não há como saber, mas certamente é possível. UMA Meta-análise de 2015 de estudos de saciedade no ceto versus outras dietas descobriram que o ceto era de fato um pouco mais saciante, e Hall me disse que a teoria de que estar com cetose suprime a fome também poderia explicar por que alguns sujeitos em estudos de jejum relatam não estar com fome.

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Outra evidência vem do estudo anterior de Hall, aquele sobre alimentos processados.

A densidade de energia da dieta cetônica no novo estudo era comparável à da dieta altamente processada em seu estudo anterior, disse Hall, mas os indivíduos na dieta cetônica não comeram demais, enquanto os indivíduos na dieta processada sim.

Acho que é seguro dizer que a preponderância das evidências indica que as dietas cetônicas podem de fato ser mais saciantes do que algumas outras dietas.

Então, vamos passar para a segunda pergunta: comer ceto aumenta seu gasto de energia?

Hall também pesquisou isso. Em um estudo que ele conduziu, ele descobriu que gasto de energia aumentou 57 calorias por dia na dieta cetônica, embora não tenha havido perda de gordura associada. Em um Reveja ele fez de outros estudos, porém, ele não encontrou nenhuma vantagem.

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estão estudos que descobrem que as dietas cetônicas aumentam o gasto de energia, e a questão é muito controversa. Os cientistas discutem sobre metodologia e precisão e as várias maneiras de medir o gasto de energia, e não acho que haja um consenso claro. Eu estou absolutamente pronto para acreditar que o gasto de energia pode variar em diferentes dietas, porque nossos corpos lidam com alimentos diferentes de maneiras diferentes, mas acho improvável que a diferença seja grande o suficiente para importar muito. Se as dietas cetônicas fazem você queimar, digamos, várias centenas de calorias a mais todos os dias, não deve ser tão difícil detectá-las no laboratório.

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Então, onde isso nos deixa? As dietas cetogênicas podem suprimir o apetite, pelo menos um pouco, e podem até ajudar a queimar mais calorias. Na prática, porém, eles não se saem melhor do que outras dietas a longo prazo. A curto prazo, de várias estudos descobriram que as pessoas que fazem dieta ceto perdem mais peso. A 2013 Reveja descobriram que, entre os estudos que acompanharam pessoas por pelo menos um ano, os que faziam dieta ceto perderam cerca de um quilo a mais do que aqueles que fizeram dieta com baixo teor de gordura, uma descoberta que os autores consideraram de pouco significado clínico. Em 2019, a National Lipid Association concluído : Dietas com baixo teor de CHO [carboidratos] e muito baixo teor de CHO não são superiores a outras abordagens dietéticas para perda de peso.

A pesquisa em nutrição nos desviou do caminho. Aqui está o que devemos estudar.

Conversei com Gary Taubes sobre isso. Ele é um jornalista que escreveu sobre dietas com baixo teor de carboidratos por muito tempo e seu último livro, O caso do ceto , foi lançado em dezembro. Uma dieta cetogênica é muito atraente para ele, em parte porque ele foi capaz de controlar seu próprio peso com uma dieta baixa em carboidratos depois de ter falhado com outras dietas.

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Testes de dieta, ele apontou, não testam dietas; eles testam conselhos sobre dieta. A menos que você prenda as pessoas e controle o que elas comem, o que você só pode fazer por curtos períodos, parte do que você está testando em um teste de dieta é o quão bem alguém pode seguir o programa. Quase todas as dietas falham porque as pessoas não podem segui-las, e ceto não é exceção . Eu perguntei a Christopher Gardner da Universidade de Stanford, que conduziu alguns dos testes de dieta mais robustos já feitos, e ao pesquisador de obesidade Stephan Guyenet, autor de O cérebro faminto , se eles acham que as dietas cetogênicas superam outras dietas em testes de perda de peso, e ambos disseram que não. (Pode haver benefícios para o controle do diabetes ou outras condições médicas, mas estou usando todas as minhas 1.200 palavras sobre perda de peso.)

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Mas Guyenet acrescentou que os testes com dietas cetônicas estabeleceram algo importante. Se você voltasse 20 ou 30 anos e perguntasse ao médico ou pesquisador de obesidade comum sobre uma dieta rica em gordura e pobre em carboidratos, acho que eles diriam que seria desastroso, levaria à obesidade e doenças cardíacas, disse ele mim. A maior atualização é que não. Não é catastrófico para sua saúde e pode ter alguns benefícios. Os efeitos adversos previstos não se materializaram. Embora não tenhamos informações suficientes para afirmar com certeza que o ceto é seguro a longo prazo, até agora parece bom.

Tem mais uma coisa. Se você olhar para fora dos ensaios controlados, encontrará muitos defensores do ceto muito entusiasmados. De onde vem essa paixão? Taubes me perguntou, e acho que é uma boa pergunta. Para as pessoas bem-sucedidas, o ceto é muito, muito atraente - como qualquer pessoa nas redes sociais provavelmente ouvirá. Encontrar uma comunidade online que dê apoio e incentivo ajudará algumas pessoas a mantê-la, e esse sucesso contínuo dá ressonância ao entusiasmo. Às vezes, porém, essa comunidade ultrapassa os limites e abundam as alegações de ceto bizarras. Guyenet me disse que recebeu agradecimentos de ex-cetos por ajudá-los a sair do culto.

Se o ceto funciona para você, é um prazer! Se não, você não está sozinho. A única coisa certa nas dietas é que haverá uma nova assim que todos se cansarem dela.

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