Principal Comida Um dono de mercearia japonês vendeu acidentalmente cinco pacotes de baiacu mortal. Dois ainda estão faltando.

Para algumas pessoas na cidade costeira japonesa de Gamagori, o primeiro aviso bizarro veio por mensagem de texto na segunda-feira. Outros ouviram em alto-falantes normalmente usados ​​para alertar as pessoas sobre terremotos iminentes ou desastres nucleares.

Mas esse aviso era sobre partes de peixes.

Peças de Blowfish para ser exato. Um supermercado local havia vendido por engano vários pacotes contendo fígado de baiacu, que pode causar uma morte rápida por asfixia, e as autoridades queriam que todos soubessem sobre o perigo potencialmente escondido em suas sacolas de supermercado.

Se comido, o peixe pode matar mais rápido do que um terremoto ou radiação nuclear. Uma pessoa suspeita que comprou um dos pacotes levou-o a um posto de saúde, alarmando autoridades, de acordo com NPR . E com isso, a busca começou para encontrar quem tinha comprado as bandejas de isopor envoltas em plástico indefinidas.

O baiacu, também conhecido como fugu de prato, é uma iguaria de inverno cara que requer uma licença especial para ser preparada porque, se manuseada incorretamente, pode matar quem a ingere.

Os peixes-balão são mais conhecidos pela maneira como afastam as coisas que os querem comer - engolindo grandes quantidades de água e expandindo-se várias vezes para seu tamanho normal. Mas nem tudo é fanfarronice. Muitos estão cheios de veneno, o que pode matar uma grande quantidade de predadores em potencial, incluindo clientes em restaurantes chiques que pagam centenas para o fugu.

O fígado de alguns baiacu contém tetrodotoxina, um veneno centenas de vezes mais potente do que o produto químico usado para executar pessoas em câmaras de gás. De acordo com o Guardian , os peixes obtêm a toxina alimentando-se de criaturas marinhas venenosas, como caracóis e estrelas do mar, e concentrando o veneno no fígado. Outras partes do peixe - intestinos, pele e ovários, por exemplo - podem ser venenosas e a toxina pode ser transferida para partes benignas.

Pessoas envenenadas por Fugu começam a sentir dormência ao redor da boca. Segue-se uma paralisia e, em seguida, uma morte dolorosa por asfixia. Não há antídoto conhecido.

Por causa do potencial da delicadeza de matar clientes, os chefs devem treinar por pelo menos três anos antes de poderem fazer o teste de certificação do fugu. Ainda assim, há não há falta de pessoas disposta a dar um gole no peixe.

Há alguns seguidores de comida de fugu que gostam da emoção de comer algo potencialmente mortal. Uma refeição de fugu sashimi servido sem um lado mortal pode custar mais de US $ 300.

Entre 2006 e 2015, 10 pessoas morreram após comer o peixe, o Guardian relatou . A maioria deles eram fracos comensais que tentavam preparar o fugu sozinhos. Em 2006, uma mulher de 35 anos jantando no Fugu Fukuji, um restaurante de duas estrelas Michelin em Tóquio, quase morreu depois de exigir que lhe servissem fígado de fugu, de acordo com o Daily Mail .

como grelhar robalo chileno

Pouco depois de comê-lo, a mulher disse que estava com dor de cabeça e lábios dormentes. Ela foi levada às pressas para um hospital e se recuperou. O governo japonês retirou a licença do chef.

Mas a morte por veneno-fugu é tão bizarra que suas ocorrências se insinuaram na cultura pop.

Em 1975, Bandō Mitsugorō VIII, um ator japonês de Kabuki, comeu quatro fígados de fugu depois de convencer um chef de sushi que ele havia desenvolvido um método que o tornava imune aos efeitos fatais. Não funcionou .

E Homer Simpson é famoso por lidar com sua mortalidade depois de acreditar que ingeriu fugu em um episódio de Os Simpsons .

Isso não significa que todo baiacu seja uma fábrica flutuante de veneno. Existem mais de 100 variedades, com diferentes habilidades para matar.

Qual é o gosto da torta de xadrez?

Na verdade, de acordo com a Associated Press, a mercearia no centro do medo dos peixes vendia há anos uma versão quase não tóxica chamada baiacu de cabeça dura, sem efeitos nocivos à saúde.

As autoridades não tinham certeza de como aquele tipo relativamente atóxico de baiacu havia sido confundido com a variedade de morte instantânea. Mas de acordo com o tempo , os cinco pacotes foram vendidos com seus fígados - as partes mais mortais - ainda no lugar.

Na terça-feira, dois pacotes do baiacu não foram encontrados, mas as autoridades disseram que nenhuma morte foi registrada. A busca continua.

Mas uma coisa estava clara, os gerentes de loja disse a AP : Eles estão fora do negócio de baiacu.

Consulte Mais informação:

Esses crocodilos passaram dias presos no gelo do pântano - e sobreviveram

Cientistas identificaram a criatura de 15 metros que apareceu em uma praia da Indonésia

Este tubarão ancestral com cabeça de cobra e 300 dentes é o motivo pelo qual deveríamos apenas dizer não ao oceano