Principal Vorazmente Combine camarões com couves de Bruxelas desfiadas e um aioli com alho para um jantar rápido e festivo

Combine camarões com couves de Bruxelas desfiadas e um aioli com alho para um jantar rápido e festivo

correção

Uma versão anterior desta receita incluía uma quantidade incorreta de alho em pó, 1 colher de chá, nos ingredientes. Deve ser 1/2 colher de chá de alho em pó. Esta receita foi corrigida.

Quando eu vi o título do livro de receitas de Lola Milne, Peixe Um Prato (Kyle Books, 2020), eu sabia que era para mim. Costumo recorrer aos frutos do mar quando quero preparar uma refeição rápida durante a semana, porque as proteínas geralmente cozinham rapidamente e são facilmente complementadas com um pouco de gordura e algumas ervas frescas ou secas.

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Se você gosta de cozinhar frutos do mar, provavelmente concordará. Caso contrário, o livro de receitas de Milne pode ajudá-lo a entrar nessa zona de conforto. Ela apresenta 70 receitas de peixes de polpa branca, como bacalhau, arinca ou linguado; peixes mais oleosos, como salmão e cavala; e mariscos, incluindo camarão, lula e amêijoa.

Todos os pratos são feitos no forno em uma panela, portanto, não é necessário transferir ou virar os delicados frutos do mar. Ela divide suas receitas por tempo: pronto em 20, 30 ou 45 minutos.

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O prato aqui apresentado, que pode ser feito com camarão ou vieira seca, estava em seu capítulo de 20 minutos e fazia sem batatas como entrada. Ela sugeriu adicionar batatas para fazer uma refeição e, com elas, demorei pouco menos de 30 minutos para colocá-las na mesa. (E, sim, isso significava que eu tinha que usar uma segunda panela para ferver as batatas, mas ainda era muito rápido e fácil de limpar.)

Colocar camarão na grelha é um caminho rápido para o jantar

A única coisa que leva um pouco de tempo é cortar as couves de Bruxelas em tiras finas. Coloque as batatas para ferver e comece a preparar os rebentos. Assim que as couves e os camarões estiverem no forno, você terá tempo de fazer o aioli e até uma salada verde e um vinagrete light, se quiser. (Se você quiser, coloque uma garrafa de sauvignon blanc na geladeira antes de começar a cozinhar.)

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O prato é chique o suficiente para ter companhia também, especialmente se você transferir as batatas, os brotos assados ​​e os camarões para uma travessa bonita, em vez de comê-los na assadeira, como fizemos. A tigela pequena de aioli com alho e limão pode ser servida à parte, para que os comensais possam colocá-la no camarão e / ou mergulhar as batatas. (Se sobrar algum molho de aioli, coloque no próximo sanduíche de atum. Muito bom.)

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Para nós, o prato parecia festivo - até mesmo um pouco lúdico enquanto mergulhávamos e dançávamos - que abraçamos no cinza, noite de outono após um longo dia de trabalho.

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Notas de armazenamento: As sobras podem ser refrigeradas por até 3 dias.

Onde comprar : Limões em conserva estão disponíveis em supermercados bem abastecidos e online, ou faça o seu próprio com esta receita.

NOTAS : Se não tiver limão em conserva, adicione 1 a 2 colheres de sopa de suco de limão fresco ao aioli antes de servir. Veja a receita relacionada para fazer a sua. Os limões conservados devem ser feitos com pelo menos 5 dias de antecedência.

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Para desfiar a couve de Bruxelas, use um ralador de caixa ou uma faca afiada.

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Ingredientes

Para as batatas

  • 1 libra de batata nova ou de bebê
  • Mar fino ou sal de mesa

Para o camarão e couve

  • Azeite
  • 1/2 libra de couve de Bruxelas (cerca de 20 pequenas), em fatias finas ou raladas (ver NOTAS)
  • 1/2 colher de chá de pimenta Aleppo ou qualquer pimenta em pó
  • 1/2 colher de chá de pimenta vermelha esmagada e mais a gosto (opcional)
  • 1/2 colher de chá de alho em pó
  • 1 1/2 colheres de sopa de manteiga com sal, cortada em pedaços pequenos
  • 1/2 libra descascado, camarão médio desengordurado (contagem de 40-50), descongelado se congelado
  • Folhas de salsa de folhas planas frescas e caules tenros, picados

Para o aioli

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  • 3/4 xícara de maionese
  • 1 limão em conserva (cerca de 1 onça) medula e vísceras descartadas, picadas finamente (ver NOTAS)
  • 1 dente de alho grande, picado ou finamente ralado
  • Raspas finamente raladas de 1 limão grande, mais fatias para servir

Passo 1

Coloque as batatas em uma panela média e adicione água suficiente para submergir. Salgue generosamente a água. Deixe ferver em fogo alto e cozinhe por 10 a 15 minutos, ou até que as batatas possam ser facilmente picadas com um garfo. Escorra e cubra para se aquecer.

Posicione uma grade no terço superior do forno e pré-aqueça a 475 graus.


Passo 2

Enquanto as batatas estão cozinhando, em uma assadeira levemente untada com óleo ou uma assadeira de 9 por 13 polegadas, misture os brotos com a pimenta de Aleppo ou pimenta em pó, 1/2 colher de chá de flocos de pimenta vermelha esmagados, se estiver usando, 1 / 2 colher de chá de alho em pó. Salpique com a manteiga. Asse por 5 minutos, depois mexa e leve ao forno por mais 5 minutos, ou até começar a dourar. Retire a frigideira do forno e junte o camarão. Volte ao forno por mais 3 a 5 minutos, ou até que os camarões estejam rosados, enrolados e cozidos.

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etapa 3

Enquanto as couves e o camarão assam, em uma tigela pequena, misture bem a maionese, o limão em conserva, o alho e as raspas de limão até incorporar bem.


Passo 4

Transfira o camarão e os rebentos para uma travessa, juntamente com as batatas. Polvilhe flocos de pimenta vermelha triturados adicionais, se usar, sobre as batatas e regue com azeite.

Espalhe a salsinha por cima e sirva quente, com o molho aioli e as rodelas de limão ao lado.


Informação nutricional

Por porção (1 xícara de camarão / couve, 1 xícara de batatas e 3 colheres de sopa de aioli), com base em 4

Calorias: 459; Gordura total: 33 g; Gordura saturada: 7 g; Colesterol: 119 mg; Sódio: 559 mg; Carboidratos: 28 g; Fibra alimentar: 5 g; Açúcar: 4 g; Proteína: 16 g

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Esta análise é uma estimativa baseada nos ingredientes disponíveis e nesta preparação. Não deve substituir o conselho de um nutricionista ou nutricionista.


Adaptado de Peixe Um Prato por Lola Milne (Kyle Books, 2020).

Testado por Ann Maloney; perguntas por e-mail para [email protected] .

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