Principal Vorazmente Couve-flor assada, grão de bico e za'atar tornam esta tigela de legumes uma refeição completa

Couve-flor assada, grão de bico e za'atar tornam esta tigela de legumes uma refeição completa

Sempre que asso legumes para o jantar, o que geralmente é nesta época do ano, faço o máximo de assadeiras que cabem no meu forno para garantir uma abundância de sobras para usar ao longo da semana. Os vegetais - brócolis, couve de Bruxelas, batata doce, entre outros - são facilmente reaquecidos como acompanhamento para outro jantar ou centrifugados, quentes ou em temperatura ambiente, em refeições como hash com ovo, prato de homus ou tigela de legumes como este. Esta receita destaca uma combinação de sabores que funcionam perfeitamente juntos, mas na verdade é apenas um modelo, com muito espaço para brincar.

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Em seu cerne está um trio contrastante de couve-flor torrada caramelizada dourada, alface romana crocante e tomates frescos. Mas qualquer legume assado, ou uma mistura deles, funcionaria aqui, como funcionaria qualquer alface fresca ou tenra folha verde, de folha de alface vermelha a rúcula ou espinafre.

Os tomates uva adicionam uma doçura suculenta à mistura e estão disponíveis com boa qualidade na maior parte do ano, mas pedaços de maçã, pêra ou uvas frescas atingiriam uma nota semelhante. O grão-de-bico enlatado adiciona a textura saudável e a proteína que tornam esta tigela uma refeição satisfatória, mas sinta-se à vontade para trocar por qualquer tipo de feijão. Eu também joguei bolas de mussarela do tamanho de uma pérola (que me encantam completamente), mas mussarela regular cortada em pedaços ou qualquer queijo macio, picado ou esfarelado, funcionaria no lugar. (Para tornar esta tigela vegana, omita o queijo.) E, como por acaso eu o tinha em mãos, recorri à salsa para uma nota de ervas comestíveis, mas qualquer erva tenra funcionaria bem.

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Misturado com azeite de oliva e suco de limão e temperado com za'atar (ou qualquer mistura à base de ervas secas de sua preferência), é um banquete de cor e textura. Quaisquer que sejam as variações, você terá uma refeição repleta de nutrientes e satisfatória, o que o deixará ansioso por sobras de vegetais assados ​​repetidas vezes.

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Notas de armazenamento: A couve-flor torrada pode ser refrigerada por até 4 dias

Onde comprar: Za'atar pode ser encontrado em mercados do Oriente Médio, lojas de especiarias ou online.

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Ingredientes

  • 5 xícaras (cerca de 1 libra) de florzinhas de couve-flor de 1 polegada de largura
  • 4 colheres de sopa de azeite, dividido
  • 1/4 colher de chá ou sal marinho fino, além de mais para saborear
  • 1/4 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora e mais a gosto
  • 1 colher de sopa mais 1 colher de chá de za'atar (ver nota), ou 1 colher de chá de cada orégano seco, tomilho seco, sementes de gergelim torradas e raspas de limão finamente raladas
  • 1 colher de sopa de suco de limão fresco
  • 4 xícaras de alface romaine picada
  • Uma lata de grão de bico (15 onças), drenada e enxaguada
  • 100 gramas de mussarela fresca, do tamanho de uma pérola pequena ou uma bola maior cortada em pedaços de 3/4 de polegada
  • 1 xícara de tomate uva, dividido pela metade
  • 1/2 xícara de folhas de salsa frescas levemente embaladas

Passo 1

Posicione uma grade no meio do forno e pré-aqueça a 400 graus.

Coloque a couve-flor em uma assadeira grande com bordas. Regue com 1 colher de sopa de azeite e polvilhe com 1/4 colher de chá de cada sal e pimenta, depois misture bem para cobrir uniformemente. Asse por cerca de 30 minutos ou até que a couve-flor esteja macia e dourada em alguns pontos, mexendo uma ou duas vezes enquanto cozinha. Deixe esfriar um pouco ou transfira para um recipiente com tampa e leve à geladeira até o momento necessário (deixe descansar em temperatura ambiente por 20 minutos antes de usar).

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Passo 2

Em uma tigela pequena, misture as 3 colheres de sopa de óleo restantes, o za'atar e o suco de limão. Tempere a gosto com sal e pimenta.

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etapa 3

Em uma tigela grande, misture a couve-flor com a alface, o grão de bico, a mussarela, o tomate, a salsa e o molho. Divida em 4 tigelas e sirva.


Informação nutricional

Por porção (2 1/2 xícaras), com base em 4

Calorias: 326; Gordura total: 20 g; Gordura saturada: 5 g; Colesterol: 18 mg; Sódio: 473 mg; Carboidratos: 25 g; Fibra alimentar: 8 g; Açúcar: 7 g; Proteína: 15 g

Esta análise é uma estimativa baseada nos ingredientes disponíveis e nesta preparação. Não deve substituir o conselho de um nutricionista ou nutricionista.

taco de frango crocante de taco

Da autora do livro de receitas e nutricionista registrada Ellie Krieger.

Testado por ; perguntas por e-mail para [email protected] .

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