Principal Vorazmente Esses grãos de estilo colombiano trazem uma festa para sua mesa, mesmo que seja um grupo de dois

Esses grãos de estilo colombiano trazem uma festa para sua mesa, mesmo que seja um grupo de dois

Tenho uma queda por pratos de feijão. Você sabia? Se você é um leitor regular, é claro que sim: Afinal, eu escreveu um livro de receitas dedicado ao tema. Mas o que você pode não perceber é que depois que entreguei o manuscrito de 125 receitas há alguns anos, fiz uma pausa de apenas algumas semanas - e então comecei a procurar por mais. Já preparei pratos de feijão, tradicionais e nem tanto, vindos de todos os continentes e dezenas de países, e ainda não me cansei deles.

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Um seguidor do Twitter resumiu de forma lisonjeira outro dia: Esqueça a base de plantas, basicamente tenho uma dieta à base de feijão agora, escreveu ele, dando-me todo o crédito. Eu sou um yonanita.

Então, aqui está minha última oferta a ele e ao resto de vocês comedores de feijão lá fora: um prato simples de feijão preto, batata e banana, profundamente temperado e tão satisfatório enquanto nos dirigimos para o coração da temporada de sopa e guisado. É do lindo novo livro de Edgar Castrejón, Provecho, e é enviado a ele como cortesia da mãe colombiana de sua parceira.

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Alguns colombianos podem discordar da receita, visto que não inclui carne de porco, mas isso não deve impedir ninguém de prepará-la, pois é profundamente aromatizada por uma combinação inteligente de cominho, alho em pó e páprica defumada. Além disso, as bananas adicionam apenas um toque de doçura que combina tão bem com os grãos terrosos. Como Castrejón escreve, a mãe de seu parceiro disse a ele que esses grãos não são apenas um grampo na Colômbia, mas não é uma festa real sem eles. Não tenho dado muitas festas ultimamente, mas considero isso ideal para uma festa de dois: meu marido e eu, longe da Colômbia, mas amando essas tigelas de feijão.

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Se você conseguir, contarei o que disse ao meu novo amigo do Twitter em resposta à sua declaração dietética: Bem-vindo ao meu mundo.

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Sinta-se à vontade para usar feijões que você cozinhou secos com isto; o prato ficará ainda mais rico e saboroso.

Notas de armazenamento: Os grãos podem ser refrigerados por até 1 semana ou congelados por até 3 meses.


Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de abacate, girassol ou outro óleo vegetal
  • 1 cebola branca grande (12 onças), cortada em cubos de 1/2 polegada
  • 2 batatas pequenas russet (5 onças no total), esfregadas e cortadas em cubos de 1/2 polegada
  • 2 latas (15 onças) de feijão preto, uma drenada e outra não drenada (ou 3 xícaras de feijão caseiro mais 1/2 xícara de líquido de cozimento)
  • 2 tomates Roma (7 onças no total), cortados em cubos de 1/2 polegada
  • 1 banana grande verde ou amarelo claro, descascada e cortada em cubos de 1/2 polegada
  • 1 xícara de caldo de vegetais caseiro ou com baixo teor de sódio (ver receita relacionada)
  • 2 colheres de chá de cominho moído
  • 2 colheres de chá de alho em pó
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • 1 colher de chá de sal fino do mar ou de mesa, e mais para degustar

Passo 1

Em uma panela grande ou forno holandês em fogo médio, aqueça o óleo até que comece a brilhar. Adicione a cebola e cozinhe, mexendo sempre, até ficar translúcida, 5 a 6 minutos. Adicione as batatas e cozinhe, mexendo de vez em quando, até que pegem um pouco de cor, cerca de 4 minutos. Adicione o feijão e seu líquido, o tomate, a banana-da-terra, o caldo, o cominho, o alho em pó, a páprica e o sal.

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Passo 2

Aumente o fogo para que a mistura ferva, depois reduza para médio-baixo, tampe e cozinhe até que as batatas e as bananas estejam macias, 20 a 25 minutos. Prove e tempere com mais sal, conforme necessário. Servir quente.


Informação nutricional

Por porção (1 1/3 xícaras), com base em 6

Calorias: 253; Gordura total: 5 g; Gordura saturada: 1 g; Colesterol: 0 mg; Sódio: 425 mg; Carboidratos: 44 g; Fibra dietética: 11 g; Açúcar: 9 g; Proteína: 10 g

Esta análise é uma estimativa baseada nos ingredientes disponíveis e nesta preparação. Não deve substituir o conselho de um nutricionista ou nutricionista.


Adaptado de Vantagem por Edgar Castrejón (Ten Speed ​​Press, 2021).

Testado por Joe Yonan; perguntas por e-mail para [email protected] .

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