Nas últimas semanas, discutimos os vários estágios da apreciação do vinho. Desde a leitura do rótulo e a seleção do vinho na loja; para abri-lo e avaliar sua cor no vidro; a cheirá-la e persuadir aromas da vinha, da vindima ou apenas da uva; e, finalmente, saboreando e saboreando a textura e estrutura do vinho, tentamos decifrar a história que cada vinho tem para contar.

Bons vinhos realmente têm histórias para contar. Pode ser uma conversa simples e agradável, e isso é bom na maioria das vezes. Pode ser a polêmica de um adolescente argumentativo, desafiando nossa visão de mundo. Ou um amigo oferecendo conforto e consolo em tempos turbulentos. Todos podem ser deliciosos e todos são válidos. Precisamos apenas ouvir e prestar atenção. Aqueles que dizem: quem se importa? Abra a garrafa, desça pela escotilha, quanto mais barato melhor, não esteja ouvindo. Eles insistem em falar tudo, porque podem não perceber que têm algo a aprender.

Como provar o vinho - e se divertir com ele

Você já deve ter adivinhado que estive lendo os comentários em minhas colunas e defendendo minha visão de mundo durante o jantar. Ambos poderiam tornar o gosto do vinho mais amargo, mas na verdade foram experiências positivas, temperadas com um pouco de balançar a cabeça. E tem havido uma boa conversa, que pode ser como um bom vinho.

Quando escrevi sobre a aparência do vinho, um leitor com a alça da Sra. Bates notou que esqueci de falar sobre a rolha. A rolha conta alguns detalhes importantes sobre o vinho, escreveu a Sra. Bates. Diz se a garrafa foi lacrada e armazenada corretamente.

Ela tem razão. Podemos ficar muito nerd sobre os diferentes tipos de rolhas e rolhas sintéticas, suas virtudes ambientais e como protegem contra o odor da rolha ou permitem que a quantidade certa de oxigênio no vinho para permitir que ele envelheça adequadamente. A Sra. Bates gosta de suas rolhas esponjosas, com um pouco de elasticidade quando você aperta em cada extremidade, e um anel colorido ao redor da base. Esse anel, vermelho ou uma mancha úmida de um vinho branco, indica que a garrafa foi armazenada de lado ou de cabeça para baixo, o vinho em contato com a rolha. Essa é a sabedoria convencional para armazenamento adequado e explica por que as prateleiras de vinho seguram as garrafas horizontalmente.

Sim, você deve enfiar o nariz na taça de vinho antes de prová-la. Aqui está o porquê.

Não se esqueça de cheirar a ponta do vinho da rolha, aconselhou outro leitor, DaveInNY. Se o vinho estiver contaminado com odor de rolha, um produto químico chamado TCA, a rolha terá cheiro de cachorro molhado. Que nojo. Bem, talvez. Cheirar a rolha é sugestivo, mas não conclusivo, quanto à qualidade do vinho. Uma rolha pode cheirar bem mesmo depois de ter contaminado o vinho, e um vinho pode ser bom mesmo se a rolha estiver com cheiro de mofo.

No entanto, DaveInNY faz questão de nos exortar a inspecionar o volume de enchimento de um vinho - a lacuna entre a rolha e o vinho em uma garrafa fechada, que deve ser de cerca de um quarto a meia polegada. Uma lacuna maior sugere que o vinho evaporou ou vazou por uma rolha defeituosa. Isso geralmente é um problema para vinhos mais velhos. O vinho pode ter sido armazenado na vertical e a rolha pode ter se deteriorado com o tempo. Se você observar um volume excessivo de vinho em um vinho mais jovem (10 anos ou menos) em uma loja, não compre. Se você já tem o vinho em sua adega, abra-o, mas tenha uma garrafa de reserva em mãos, caso a primeira não seja boa.

Um leitor enviou um e-mail com uma pergunta sobre rolhas em desintegração. Enquanto estava preso em casa, ele decidiu abrir algumas safras mais antigas que datavam de 1995 de sua coleção, em vez de esperar por aquelas ocasiões especiais que parecem nunca chegar.

Infelizmente, algumas vezes as rolhas estavam totalmente secas e eu consegui dizima-las durante a abertura. As garrafas passaram a maior parte de suas vidas armazenadas horizontalmente, mas permaneceram em pé por três meses durante a reforma. Poderia ser esse o problema, ele perguntou.

Olhe antes de saborear: a aparência de um vinho oferece dicas de sabor e sabor

Provavelmente não, respondi, já que frequentemente encontro rolhas secas e quebradiças em garrafas mais antigas. O culpado é mais provavelmente a baixa umidade na área de armazenamento. Eu recomendei que ele fizesse alarde em um Durand, o ne plus ultra dos abridores de vinho, especialmente projetado com rolhas mais velhas em mente. O Durand é uma combinação de um saca-rolhas espiral tradicional e o abridor ah-so de duas pontas. Você insere a espiral através da rolha, depois os pinos entre a rolha e a garrafa. Um movimento lento de torcer e puxar remove a rolha sem a força de uma alavanca que pode quebrá-la ao meio. Um Durand custa cerca de US $ 125, mas se você beber muitas safras antigas, vale a pena.

Vários comentaristas me castigaram por defender o consumo de álcool durante uma emergência global de saúde pública que custou mais de 100.000 vidas de americanos e tirou milhões de empregos. Afinal, esta é uma coluna de vinhos. Eu não defendo excessos, é claro - espero que todos bebam um vinho melhor e estejam mais atentos a isso. E espero que continuemos a apoiar as vinícolas locais e lojas de vinho que foram prejudicadas pela crise econômica, especialmente agora que as restrições de bloqueio estão diminuindo por enquanto.

Mais de Food:

Wine 101: veja como decodificar esses rótulos confusos

Como coçar a coceira da viagem do vinho quando você não pode realmente ir a lugar nenhum

Arquivo da coluna de vinho